Apresentamos, a seguir, os sócios da Anaí e a composição da direção e equipe técnica da instituição.

Os Conselhos Diretor e Fiscal têm mandato até julho de 2012.

CONSELHO DIRETOR :

Maria Rosário Carvalho - presidente
Antropóloga; doutora pela USP; professora na Ufba; com experiência de pesquisa entre povos indígenas na Bahia, em especial os Pataxó, e na Amazônia; é coordenadora do Pineb.

Fabio Pedro Bandeira - vice-presidente
Etnobiólogo; doutor pela Unam, México; professor na Uefs; com
experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste,
em especial os Pancararé, Bahia.


José Augusto Sampaio - secretário
Antropólogo; professor na Uneb; com experiência de assessoria e pesquisa com povos indígenas e comunidades de quilombos no Nordeste e Leste do Brasil.

Cloves Macêdo Neto
Historiador; mestre em Arqueologia pela USP; professor na Ufba; com experiência em mapeamento e escavação de sítios arqueológicos e em pesquisa de documentação histórica.

Ricardo Pamfilio
Etnomusicólogo; mestre pela Ufba; com experiência de assessoria e pesquisa em educação indígena - na Bahia e na Amazônia - e cultura afrobrasileira.

CONSELHO FISCAL

Antonio Carlos Laranjeiras Sampaio
Graduado em rede de computadores Pela Unifacs; professor na rede pública do estado da Bahia.

Antônio Garcia Ermida
Historiador pela Ufba; professor na rede pública do estado da Bahia; com experiência de trabalho e militância em organizações do movimento
social.


Rita de Cássia Oliveira Mota
Licenciada e bacharelanda em Ciências Sociais pela Ufba; com experiência em gestão de arquivos e documentação.

Carlos Augusto Marighella - suplente
Advogado; militante e assessor em organizações e movimentos de promoção e defesa de direitos humanos.

Cristiane Lôbo - suplente
Graduanda em Ciências Sociais pela Ufba; bolsista de pesquisa no Pineb.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA Sarah Miranda
Antropóloga; mestre pela Ufba; com experiência de pesquisa com povos indígenas na Bahia, em especial os Pataxó, e na temática da Antropologia da Infância.
GESTÃO ADMINISTRATIVA Lenildes Muniz
Graduanda em Ciências Sociais pela Ufba; bolsista em pesquisa no Pineb.
ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA Luana Pereira dos Santos
Graduanda em Ciências Sociais pela Ufba; bolsista em pesquisa no Pineb.
ESTÁGIO PONTO DE CULTURA Nathalie Ana Le Bouler Pavelic
Graduada em Estudos Hispano-Americanos pela Sorbonne, Paris, e mestranda em "Engenharia de Projetos com a América Latina" (Ingénierie de Projets avec l'Amérique Latine) no IPEALT da Universidade de Toulouse, França.
GESTÃO DE DOCUMENTOS Rita de Cássia Oliveira Mota
Licenciada e bacharelanda em Ciências Sociais pela Ufba; com experiência em gestão de arquivos e documentação.
SUPERVISÃO E GERÊNCIA DE REDES - ANALISTAS DE SUPORTE

Aniara Nascimento Serrano
Graduada em rede de computadores pela Unifacs e webmaster; MSP Microsoft 2010

Antonio Carlos Laranjeiras Sampaio
Graduado em rede de computadores Pela Unifacs.

DEMAIS SÓCIOS

America Lúcia Silva Cesar
Professora de Língua Portuguesa na Ufba; doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp; com experiência de trabalho e pesquisa em educação indígena na Bahia, em especial com os Pataxó; coordenadora do Observatório da Educação Indígena na Bahia.

Ana Cláudia Gomes de Souza
Antropóloga; mestre pela Ufba; professora na Ucsal; com experiência em assessoria e pesquisa com povos indígenas na Bahia, em especial os Pataxó.

Ana Magda Carvalho
Antropóloga; mestre pela Ufba; com experiência de trabalho e pesquisa entre povos indígenas na Bahia, em especial os Quiriri.

Ana Paula Lima
Historiadora pela PUC-MG; coordenadora de projetos junto a povos indígenas em Minas Gerais pelo Cedefes; com experiência de trabalho e pesquisa entre povos indígenas e quilombos em Minas Gerais.

Antônio Gabriel Marques Filho
Publicitário; membro da comunidade Bahá'í do Brasil; com experiência em implantação de programas de inclusão digital, social e cultural; militante e assessor em organizações e movimentos de promoção e defesa de direitos humanos.

Antônio Garcia Ermida
Historiador pela Ufba; professor na rede pública do estado da Bahia; com experiência de trabalho e militância em organizações do movimento social.

Aurélio José Antunes de Carvalho
Agrônomo pela UFBA; professor no IF Baiano; com experiência de assessoria em agroecologia a comunidades tradicionais e indígenas na Bahia, em especial os Tupinambá de Olivença.

Bruno Luedy
Antropólogo; Mestre pela Ufba; com experiência de trabalho em
políticas públicas com povos indígenas no Sul e Extremo Sul da Bahia.

Caroline Farias Leal Mendonça
Antropóloga; Mestre e doutoranda pela UFPE; com experiência de
pesquisa e de assessoria em educação indígena entre povos indígenas e quilombos em Pernambuco.


Dulce Maria Varga
Arte-educadora; especialista em Educação Ambiental pela USP; com experiência de trabalho junto a comunidades tradicionais e movimentos sociais no Maranhão e em São Paulo.

Edison Rodrigues de Souza
Antropólogo; mestre pela Ufba; com experiência de trabalho e pesquisa com povos indígenas no noroeste de Mato Grosso, em especial os Enawene Nawe.

Eduardo Aguiar de Almeida
Indigenista; com experiência de trabalho No Nordeste e na Amazônia; jornalista; foi presidente da Funai em 2003 e membro do Foro Permanente de Assuntos Indígenas da ONU de 2005 a 2007.

Edwin Reesink
Antropólogo; doutor pela UFRJ; professor na UFPE; com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Caimbé, e na Amazônia (Kanamari e povos Nambikwara).

Eliene Amorim de Almeida
Educadora; mestre e professora na UFPE; com experiência de assessoria e pesquisa em educação indígena junto a povos e organizações indígenas em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e outras regiões.

Estevão Martins Palitot
Antropólogo; doutor e professor na UFPB; com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas em Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Fátima Fróes
Produtora cultural com ênfase em produções audiovisuais e experiência em projetos de movimentos e organizações sociais.

Felipe Ferreira Vander Velden
Antropólogo; doutor pela Unicamp e professor na Ufscar; com experiência de pesquisa entre povos indígenas na Amazônia.

Florêncio Almeida Vaz
Antropólogo; doutor pela Ufba; professor na Ufopa; com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas do Tapajós, Pará; é da etnia Maitapu.

Franklin Carvalho
Agrônomo e Antropólogo; mestre e doutorando pela Ufba; com experiência de pesquisa e assessoria com cartografias sociais em comunidades tradicionais na Amazônia e no Nordeste, em especial comunidades de fundo de pasto no Sertão baiano.

Heloísa Eneida Cavalcante
Socióloga; mestre pela UFPE; professora da rede pública do estado de Pernambuco; com experiência de pesquisa e assessoria em educação indígena entre povos indígenas em pernambuco.

Hugo Prudente Pedreira
Graduando em Ciências Sociais pela Ufba; bolsista de pesquisa no Pineb.

István Van Deursen Varga
Médico e antropólogo; doutor pela USP; professor na Ufma; com experiência de trabalho e pesquisa em políticas públicas de saúde
indígena e com os Guajajara, Maranhão.

Joceny Pinheiro
Antropóloga; doutora em Antropologia Visual pela Universidade de Manchester, Reino Unido; com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Ceará, em especial os Pitaguari.

Jorge Bruno Sales Souza
Antropólogo; mestre pela Ufba; com experiência de pesquisa entre os Caimbé, Bahia, e povos indígenas na Amazônia; é analista pericial da Procuradoria Geral da República.

José Ivo Sousa
Antropólogo pela USP; com experiência de assessoria e produção audiovisual entre povos indígenas no Ceará.

Jurema Machado de Andrade Souza
Antropóloga; mestre pela Ufba; professora na UFRB; com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Marco Tromboni de Souza Nascimento
Antropólogo; mestre, doutorando e professor na Ufba; com experiência de pesquisa com povos indígenas no Nordeste, em especial os Quiriri.

Marcondes de Araújo Secundino
Antropólogo e mestre em Sociologia pela UFPE; coordenador do Núcleo de Estudos Indígenas (Nein) da Fundaj; com experiência de trabalho e pesquisa nos temas da etnicidade, etnodesenvolvimento e avaliação de impactos socioambientais.

Marcos Luciano Lopes Messeder
Antropólogo; doutor pela Universidade de Lyon, França; professor e coordenador da Licenciatura Indígena da Uneb; com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tremembé e Tuxá.

Marta Timon Frias - sócia correspondente
Licenciada em Ciências Sociais pela Ufba; com experiência de assessoria e pesquisa com povos indígenas na Bahia.

Mary Laranjeiras Sampaio
Médica; colaboradora da Anaí.

Misia Lins Reesink
Antropóloga; doutora pela EHESS, Paris, França; professora na UFPE; com experiências de pesquisa sobre religião no Nordeste (catolicismo e Antropologia da morte).

Natelson Oliveira de Souza
Antropólogo; mestrando pela Ufba; com experiência de pesquisa entre os Quiriri, Bahia, e Xocó, Sergipe.

Patrícia Navarro de Almeida Couto
Antropóloga; mestre pela Ufba; professora na Uefs; com experiência de assessoria e pesquisa com povos indígenas na Bahia, em especial os Tupinambá de Olivença, e comunidades de quilombos na Bahia.

Patrícia Rodrigues dos Santos Moraes
Bacharel em Direito pela Ufba; militante e assessora do movimento e de organizações indígenas no Brasil; de etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe (Cariri-Sapuiá).

Pedro Manuel Agostinho da Silva
Antropólogo; mestre pela UNB; professor na Ufba; pioneiro nos estudos sobre povos indígenas na Bahia e com experiência de pesquisa também na Amazônia (Xingu); é o idealizador e criador do Pineb.

Railda Batista Fischer
Licenciada em Ciências Sociais pela Ufba; com experiência de trabalho e pesquisa em comunidades indígenas e quilombolas na Bahia.

Rodrigo de Azeredo Grünewald
Antropólogo; doutor pela UFRJ; professor na UFCG; com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó e Aticum; coordenador do Leme.

Sheila dos Santos Brasileiro
Antropóloga; mestre pela Ufba; com experiência de pesquisa com povos indígenas - em especial os Quiriri - e comunidades de quilombos na Bahia; é analista pericial da Procuradoria da República na Bahia.

Suzana Moura Maia
Antropóloga; doutora pela CUNY, Nova Iorque, EUA; professora na
UFRB; com experiência de pesquisa com os Pancararé e em estudos de gênero, globalização e transnacionalismo.

Ugo Maia Andrade
Antropólogo; Doutor pela USP; professor na UFS; com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste e na Amazônia.

Vânia Fialho
Antropóloga; doutora pela UFPE; professora na UPE e UFPE; com
experiência de pesquisa e assessoria entre povos indígenas - em especial os Xucuru - e comunidades de quilombos no Nordeste.


Siglas:
Cuny - City University of New York
EHESS - École de Hautes Études en Sciences Sociales
EUA - Estados Unidos da América
Funai - Fundação Nacional do Índio
Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco
IF Baiano - Instituto Federal Baiano
Leme - Laboratório de Estudos sobre Movimentos Étnicos
Pineb - Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro
Ucsal - Universidade Católica do Salvador
Uefs - Universidade Estadual de Feira de Santana
Ufba - Universidade Federal da Bahia
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
Ufma - Universidade Federal do Maranhão
Ufopa - Universidade Federal do Oeste do Pará
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ufscar - Universidade Federal de São Carlos
Unam - Universidad Nacional Autónoma de México
Uneb - Universidade do Estado da Bahia
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Unifacs - Universidade Salvador
UPE - Universidade de Pernambuco
USP - Universidade de São Paulo

 

 


 

- Copyright 2010 - Anaí - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71 4062.9029 -

A Anaí estimula a reprodução de textos e informações, desde que citada a fonte.