Sobre a carta da APIB a Dilma
19.04.2011

Prezados amig@s da APIB e demais companheir@s dessa lista,

Excelente que o Forum (FNLI) tenha se reunido com sucesso, demonstrando unidade do MI, e que tenha elaborado a carta à Presidenta Dilma.
Parabens aos articuladores.

Permitam-me, entretanto, manifestar certo desapontamento com o teor da carta à Presidenta redigida no Forum.

Sinceramente, em se tratando de uma primeira carta da entidade máxima do MI do Brasil à nova Presidenta, esperávamos um documento mais forte, incisivo, essencialmente político no tom da manifestação. Afinal, a situação dos povos indígenas no Brasil e o quadro de crise crônica da política indigenista do Estado Brasileiro, como bem sabemos, pede uma mudança essencial de postura dos gestores públicos, além de profunda revisão da própria política indigenista.

Não nos parece que a recorrencia de 'pauta de reivindicações e recomendações' - que infelizmente caracteriza a citada carta - vá alcançar o que realmente se espera e se exige de um novo Governo, o primeiro liderado por uma mulher neste país, ex-combatente das causas democráticas e populares. A Presidenta Dilma já sinalizou que buscará avançar na área de Direitos Humanos, compensando frustrações ocorridas nessa área nos 8 anos do Presidente Lula. Ora, a questão indígena se insere, em termos macro-políticos, na esfera de Direitos Humanos, tanto no Brasil como a nível mundial. Na verdade a questão indígena é um dos mais destacados itens na vasta pauta de problemas de DDHH no Brasil.

Entendam esta crítica como construtiva. Não convêm, de fato, enfraquecer a manifestação. Muito pelo contrário. Porém, tratemos, em tempo, e ampliar a abordagem e afinar o foco da resistencia multi-secular por Liberdade, Direitos e Democracia neste país.

Sds indigenistas,

Eduardo Aguiar de Almeida
Indigenista

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -