OEA Solicita Suspensão Imediata de Belo Monte (Comentário de Azelene Kaingáng)
06.04.2011

De: Azelene Kaingáng
Data: Quarta, 6 de Abril de 2011 14:28
Assunto: Re: [anaindi] OEA solicita suspensão imediata de Belo Monte

Amig@s da Rede,

Esta decisão da Comissão é importante na medida em que obriga o Estado Brasileiro a cumprir os instrumentos internacionais de direitos humanos dos quais é signatário.

Muito provavelmente o caso vá para a Corte Interamericana caso o Brasil não preste os esclarecimentos solicitados pela Comissão.

O Estado brasileiro deveria receber com cautela esse tipo de alerta,
pois o não cumprimento apenas gera prejuízos políticos para o país e perdas irreparáveis para os Povos Indígenas. É mais do que chegada a hora de o estado abrir um diálogo aberto e transparente com os verdadeiros representantes e líderes dos Povos afetados por Belo Monte.
Os Povos Indígenas como partes do Estado precisam ser considerados e escutados nesse processo que não se resume a uma oitiva, mas um processo de ampla consulta com informações prévias, esclarecedoras e em linguagem acessível para todos.

É injusto que por serem diferentes, os Povos Indígenas sejam excluídos e marginalizados, considerados ainda como incapazes pelo estado Brasileiro e por isso não tenham o direito de decidir sobre suas vidas e das gerações futuras.

Com saudações Indígenas

Azelene Kaingáng

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -