Tupinambás são presos ao cobrar pedágio ilegal
05.04.2011

A Tarde

CIDADES
ATUALIZADA EM: 05/04/2011 às 21:50

Ana Cristina Oliveira / A TARDE
Luiz Tito/Agência A TARDE

Nerivaldo Nascimento foi ferido ao ameaçar policiais

Ilhéus - Dois índios tupinambás foram presos pela Polícia Federal (PF), em flagrante, no final da manhã desta terça-feira, 5, por cobrarem pedágio ilegalmente na estrada de acesso aos areais Aliança e Bela Vista, na altura do Km-22 da rodovia Ilhéus-Una, sul do Estado.

Os índios ocupam a Fazenda Sirihyba, que dá acesso aos areais, desde fevereiro do ano passado, conforme denúncia de empresários. Nesta terça, a PF armou o flagrante. Caminhoneiros e policiais disfarçados tentaram ultrapassar a porteira instalada no local quando receberam a cobrança.

O índio Nerivaldo Nascimento da Silva reagiu à ação policial avançando sobre os agentes armado com um facão e foi ferido com um tiro na perna.
Ele foi levado ao Hospital Geral Luís Viana Filho e, em seguida,
conduzido para a sede da PF em Ilhéus para prestar depoimento.

A polícia também prendeu em flagrante o índio Estanislau Luiz Cunha. Um terceiro indígena, conhecido como Binho, fugiu do flagrante. Eles esperavam para serem ouvidos até o final da tarde desta terça.

Estanislau confessou, à reportagem de A TARDE, que está na fazenda há sete meses, e que sempre fez a cobrança. "Quando cheguei, as pessoas pagavam para passar e pensei que fosse legal", disse ele.

Denúncia - A proprietária do Areal Aliança, Linda Souza Cerqueira, disse que a extração de areia no local é autorizada há um ano. Desde então, empresários pagam mil reais por mês aos índios.

Ela deu um carro, no valor de R$ 25 mil como forma de pagamento. O veículo foi apreendido há cinco meses, no início das investigações.

Na época, a Polícia Federal indiciou o líder do grupo, cacique Gildo,
por extorsão, mas a cobrança foi mantida.

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -