Comunidade Tupiniquim de Chapada do A no Espírito Santo Celebra Auto-Reconhecimento (Rede Alerta)
28.03.2011

Comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á no Espírito Santo celebra auto-reconhecimento


No último dia 26 de março, a comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á organizou um dia de atividades na comunidade para marcar sua decisão de se auto-reconhecer indígena.

Entre os vários apoiadores presentes, estava uma delegação de indígenas Tupinikim de várias aldeias do município de Aracruz. Ao longo da manhã, intercambiaram com os Tupinikim de Chapada-do-Á suas experiências de luta pela terra contra a Aracruz Celulose e juntos realizaram uma mística sobre a importância da terra para o povo indígena.

A tarde, houve uma mesa-redonda na Câmara Municipal para divulgar o auto-reconhecimento e discutir a luta indígena pela terra no Espírito Santo numa perspectiva histórica. Mostrou como a história do município de Anchieta e do estado em geral é desconhecida, principalmente, no que tange as violações praticadas contra os povos indígenas, que continuam até os dias de hoje.

Com o auto-reconhecimento da comunidade de Chapada-do-Á, amplia-se a luta contra a instalação de uma mega-siderurgia da Vale em Anchieta através do empreendimento CSU, que pretende isolar e expulsar a comunidade indígena da Chapada-do-Á.

A Vale conseguiu licença prévia do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) no início deste mês, apesar de diversas ilegalidades e irregularidades. Uma é o fato de que o IEMA desconsiderou a identidade indígena da comunidade de Chapada-do-Á, e não quis ouvir a FUNAI no processo de licenciamento ambiental.

Na semana passada, a FUNAI, com a visita de dois técnicos, deu inicio ao procedimento que tem como objetivo identificar e demarcar o território da comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á. Foi realizado um primeiro levantamento da comunidade e do seu território necessária à sua sobrevivência físico-cultural.

Solicitamos a tod@s divulgar esta mensagem e apoiar a comunidade da Chapada-do-Á na luta contra a instalação da CSU e pela demarcação das suas terras!

Rede Alerta, 28 de março 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -