Confronto entre Índios e Fazendeiros Continua na Região Sul da Bahia
25.02.11

A Tarde
25/02/2011 às 15:45
Larissa Lins | Sucursal de Itabuna
Luiz Tito | Ag. A Tarde

Índios não fizeram resistência

O confronto pela propriedade de terra entre índios e fazendeiros da região sul da Bahia, que existe há mais de 20 anos, teve outro desdobramento na manhã desta sexta-feira, 25. Desta vez o município de Ilhéus foi o cenário da disputa. Um grupo de policiais federais se dirigiu à faixa litorânea entre Jairi e Acuípe para exercer quatro mandados de reintegração de posse, mas só conseguiu cumprir duas destas ordens. Em nenhuma das fazendas houve resistência dos membros da comunidade indígena, para a desocupação do território. A impossibilidade de cumprimento das outras duas determinações judiciais se referiu à ausência de um dos proprietários reclamantes no local da ação.

Por volta das 7 horas, mais de dez homens armados da Polícia Federal e da Força Nacional chegaram às duas primeiras fazendas. Há cerca de três meses, 60 índios tupinambás ocuparam a sede destes territórios. Trata-se de uma grande propriedade dividida em dois sítios, o "A Deus querer" e o "Belo Horizonte", dos quais a proprietária, Diana de Castro, obteve novamente a posse.

"No momento em que o juiz determina um mandado, o dever da gente é acatar. Mas isso não quer dizer que iremos desistir. Nós vamos tentar voltar a esta terra, só que também com ordem da Justiça", garante o cacique Nerival Cunha dos Santos, líder da primeira ocupação. Segundo ele, o próximo passo do movimento é ir a Brasília para tentar reverter a atual circunstância.

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -