Grupo Indígena Isolado Pode Sumir por Desmatamento no Maranhão, diz ONG
14.02.11

Globo Natureza

Reserva já teve 31% de área destruída, aponta relatório da Funai.

Segundo Survival, entre 60 e 100 isolados são ameaçados por madeireiros.

O povo indígena awá-guajá, que tem parte de sua população vivendo
isolada dentro da reserva no oeste do Maranhão, corre o risco de desaparecer por conta do avanço da atividade madeireira e da exploração de seu território. O alerta foi feito nesta segunda-feira (14) pela organização não governamental (ONG) Survival International, que teve acesso a um relatório detalhado sobre a situação dos awá-guajá, elaborado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em agosto de 2010.

Segundo o relatório, 31% da floresta na reserva dos indígenas já foi derrubada de maneira ilegal. A ONG também destaca que o povo vive em três das cinco áreas indígenas que sofreram maior devastação em 2009.
"Madeireiros e colonos invadiram o território, mas nada foi feito para
removê-los, embora autoridades estivessem cientes", diz a Survival, em nota.

A ONG calcula que existam cerca de 360 índios da etnia que já entraram em contato com sociedades externas, vivendo em diversas comunidades. Mas entre 60 e 100 indígenas permaneceram em situação de isolamento. Para isso, dependem da integridade da floresta, que está sendo destruída pela atividade ilegal.

A presença de invasores em áreas próximas das aldeias também representa ameaça à saúde dos indígenas, que não têm imunidade a vírus comuns em outras sociedades. Uma simples gripe, por exemplo, pode ser fatal para os indígenas.

No relatório com cerca de 30 páginas divulgado pela ONG, a Funai destaca a "extração ilegal de madeira e usos indevidos de terra, por exemplo, para o cultivo de maconha e realização de atividade pecuarista". O órgão também afirma que "a inexistência de levantamento fundiário atual contribui para o desconhecimento dos responsáveis pelos ilícitos" e destaca ser "expressamente necessária a realização de novo levantamento fundiário" na região.

Mapa Awá Guajá (Foto: Survival/ Funai/ Divulgação)Mapa mostra
desmatamento na reserva entre 1996 e 2010. (Foto: Survival/ Funai/
Divulgação) tópicos:

Do Globo Natureza, em São Paulo
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/02/grupo-indigena-isolado-pode-sumir-por-desmatamento-no-ma-diz-ong.html

 



 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -