Denúncia: Invasão do Quilombo Onze Negras - PE
(Marta Almeida Filha)

Segunda, 7 de Fevereiro de 2011 11:04

Prezadas/os Todas/os,

Esse e-mail objetiva denunciar a invasão das Terras do Quilombo Onze Negras localizado no Município do Cabo de Santo Agostinho/PE pela Empresa Novo Projeto - Fábrica de espumas para colchões e móveis tubulares - cujo dono é José Mauro.

Houve terraplanagem que modificou completamente o acesso ao Quilombo, arrancando e enterrando árvores de macaíba, mangueiras, azeitona, entre outras e enterrando a tubulação de água e arrancando e igualmente aterrando fiação de luz e telefone, deixando a comunidade sem luz, telefone e água.

No lote 5 da comunidade foram enterrados um poço de água e uma mandala de criação de peixes. A comunidade estima que em se mantendo a situação atual e com as chuvas, não haverá possibilidade de entrar ou sair do Quilombo.

Fátima, líder do Quilombo, pediu ajuda e Imediatamente buscamos o GT Racismo e Ministério Público de Pernambuco que foi informado da situação e tomou todas as providencias cabíveis, a começar por embargar a obra. O IBAMA foi igualmente informado e acionou seu corpo de fiscais para inspecionar a área e tomar as medidas de proteção ambiental.

Esta semana, Vera Gomes representante da SEPPIR de passagem por Pernambuco visitou o Quilombo e foi solicitado dela interlocução local para assegurar os direitos dos Quilombolas contra invasões.

É importante a manifestação de solidariedade aos Quilombolas das Onze Negras e acompanhar a ação do MPPE, uma vez que já chegou nessa instância.

CONTATOS:
Fátima - 8646.5451/ 3518.2423 - onzenegras@yahoo.com.br
Ceça - 88106133 - c.quilombola@hotmail.com


 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -