SJCDH vai ouvir sociedade sobre questões indígenas em Ilhéus
8 de Fevereiro de 2011 08:26

Assunto: Notícia 04-02 SJCDH Vai Ouvier Sociedade sobre Questões Indígenas em Ilhéus (SJCDH Bahia)

Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2011

Foram convidadas entidades da rede social de apoio aos índios, e parlamentares, para reunião dia 8 deste mês, às 15h, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para discutir propostas para as questões indígenas na região Sul do Estado.

Está marcada para o próximo dia 08 deste mês, às 15 horas, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, reunião entre o secretário Almiro Sena, parlamentares e a rede social de apoio às causas indígenas. O principal ponto da pauta é a construção coletiva de propostas para a convivência harmoniosa entre os povos indígenas e não índios nas regiões em que estão sendo discutidas a demarcação de terras reconhecidas pela Funai como território tradicional. A reunião foi marcada pelo secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos após ser informado da prisão da Cacique Tupinambá de Olivença Maria Valdelice Amaral de Jesus, na tarde desta quinta-feira (03) no município de Ilhéus. Almiro Sena afirmou que é necessário ouvir os povos indígenas e a sociedade civil organizada para tentar superar as dificuldades que vêm sendo enfrentadas em torno das terras reivindicadas pelos povos indígenas e já reconhecidas pela Funai como território tradicional, primeiro passo para a demarcação.

A Cacique Valdelice Tupinambá está custodiada, por determinação judicial, na ala feminina do Conjunto Penal de Itabuna, separada das demais internas, em uma sala de encontro íntimo, sob a guarda de uma agente penitenciária. Segundo o secretário, sendo a SJCDH responsável no Estado da Bahia pelas políticas de promoção e proteção dos povos indígenas, não pode ignorar as peculiaridades da situação e busca agir numa perspectiva mais ampla de entendimento entre os diversos setores envolvidos na questão.

Fonte: http://www.sjcdh.ba.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -