PRISÃO DE MAIS UMA LIDERANÇA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA
8 de Fevereiro de 2011 08:25

Assunto: Notícia 04-02 Prisão de mais uma Liderança Tupinambá de Olivença (Cimi, Equipe Itabuna)

A cacique Tupinambá da Aldeia Itapoãn, localizada no município de Ilhéus, Maria Valdelice de Jesus (Jamapoty), foi presa na tarde de ontem (03/02) por agentes da PF de Ilhéus. Segundo informações obtidas o mandado foi expedido pelo juiz Federal Pedro Hollyday.

Valdelice esta sendo acusada de ser líder de quadrilha (o que não é mas novidade para os índios, nas prisões de lideranças indígenas, pois a acusação é sempre esta); ela é acusada também de comandar uma série de invasões as propriedades rurais desde que foi desencadeada a luta pela recuperação de suas terras.

Segundo o delegado da PF, Fábio Muniz, a cacique prestou depoimento na tarde de ontem e foi transferida para a ala feminina do Presídio de Itabuna.

A comunidade esta bastante apreensiva, pois teme que aconteça o mesmo processo que foi feito com o cacique Babau, de transferências sucessivas para evitar manifestações da comunidade. Os parentes também estão preocupados com a questão de saúde da cacique já que a mesma é hipertensa e não teve condições de levar seus remédios. A comunidade esta se mobilizando para manifestar a sua insatisfação diante da prisão da cacique.

Também fomos informados que a Procuradoria da FUNAI em Brasília em contato com a Procuradoria Federal em Ilhéus já agilizou um pedido de Habeas Corpus para a Cacique.

A comunidade da Serra do Padeiro através de seu cacique Babau já manifestou solidariedade e se colocou a disposição da comunidade de Olivença. As Entidades de apoio a luta dos povos indígenas se mostram preocupadas com as constantes prisões das lideranças que estão a frente da luta e também manifestam seu apoio e solidariedade a cacique Valdelice e a comunidade Tupinambá de Olivença.


Itabuna, 04 de fevereiro de 2011

Conselho Indigenista Missionário

 

 

 

 

 

 
 

 

Voltar

- Copyright 2010- ANAI - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71. 4062.9029 -