2. Organizações Indígenas e Quilombolas

Associação Guarani Nhé ê Porá
http://www.culturaguarani.org.br

Associação responsável por viabilizar projetos sustentáveis nas áreas de saúde, turismo, educação, artesanato, reflorestamento e plantio, entre outros, na aldeia krukutu, São Paulo.


Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – Apoinme
http://www.apoinme.org.br

Articulação de povos e organizações indígenas da região Nordeste e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Luta pela identificação, demarcação, homologação e desintrusão das terras indígenas, pela garantia de uma educação escolar diferenciada, assistência técnica e extensão rural para as comunidades indígenas e desenvolvimento sustentável. É organizada em oito microrregiões, com uma coordenação executiva formada por quatro (04) membros que atuam a partir da sede da entidade, em Olinda, Pernambuco.


Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – Arpinsul
http://www.arpinsul.org.br

Movimento indígena da região sul do Brasil composto por representantes dos povos Kaingang, Guarani, Xokleng, Xetá e descendentes de Charrua. Atua, desde as discussões da Constituição de 1988, pelos direitos desses povos, acesso às retomadas de terras tradicionalmente ocupadas e melhoria nas políticas públicas.


Centro Indígena de Estudos e Pesquisas – Cinep
http://www.cinep.org.br

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2005 para promover, apoiar e executar atividades de formação e qualificação de profissionais, lideranças e universitários indígenas das diferentes regiões do país para a atuação política e acadêmica.


Conselho Indígena de Roraima – CIR
http://www.cir.org.br

Organização voltada para a demarcação e homologação das terras indígenas de Roraima e ao acompanhamento de ações e políticas públicas nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade.

Conselho Indígena do Vale do Javari – Civaja
http://www.feis.unesp.br/grupos-associacoes/civaja/index.html

Organização não-governamental que tem como objetivo garantir os direitos dos povos indígenas do Vale do Javari (sudoeste do Amazonas, fronteira com o Peru) nas áreas de saúde, educação, territoriais e outras.

Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas – Conplei
http://www.conplei.org.br

Fundado em 1991, o CONPLEI, formado por pastores e líderes evangélicos indígenas, tem como objetivo garantir a atuação evangélica entre as comunidades indígenas no Brasil.

 

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - Coiab
http://www.coiab.com.br

Organização de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1989. Tem como objetivo a luta pelo reconhecimento e exercício dos direitos dos povos indígenas.

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq
http://www.conaq.org.br

Criada em 1996, em Bom Jesus da Lapa, Bahia, durante reunião de avaliação do I Encontro Nacional de Quilombos, é uma organização de âmbito nacional que representa as comunidades quilombolas. Dela participam representantes de comunidades de vinte e dois estados da federação.

Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazônica – Coica
http://www.coica.org.ec

Fundada em 1984, a COICA é um organismo de coordenação das nove organizações nacionais indígenas da Amazônia: Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana – AIDESEP; Amerindian Peoples Association of Guyana – APA; Confederación de los Pueblos Indígenas de Bolívia – CIDOB; Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB; Confederación de Nacionalidades Indígenas de la Amazonía Ecuatoriana – CONFENIAE; Organisations Regional de Povos Indígenas dal Amazônia – ORPIA; Fédération des Organisations Amérindiennes de Guyane – FOAG; Organisatie van Inheemsen in Suriname – OIS; Organización de los Pueblos Indígenas de la Amazonía Colombiana – OPIAC.


Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais - N'golo
http://www.quilombolasmg.org.br

Fundação criada em 2005 com o objetivo de articular as comunidades quilombolas de Minas Gerais em prol dos seus direitos.

Hutukara Associação Yanomami
http://hutukara.org

Organização Yanomami que luta em prol dos direitos desse povo indígena, especialmente contra as acões dos garimpeiros.

Indígenas Digitais
http://www.indigenasdigitais.org

Espaço virtual para compartilhar informações sobre como os indígenas brasileiros vem se relacionando com os meios digitais de informação, comunicação e aprendizagem (TICAs).

Índios online - Um Portal de Diálogo Intercultural
http://www.indiosonline.org.br

Portal de diálogo intercultural para a troca de informações e comunicação entre os povos Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá (Bahia), Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó (Alagoas) e Pankararu (Pernambuco), envolvendo a sociedade em geral.

Instituto Indígena Maiwu de Estudos e Pesquisas de Mato Grosso http://institutomaiwu.blogspot.com

Organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fortalecer, através do diálogo entre os saberes indígenas e não-indígenas, a atuação dos povos indígenas frente às instituições governamentais e não-governamentais.

Instituto Indígena para Propriedade Intelectual – Inbrapi
http://www.inbrapi.org.br

Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2001 com o objetivo de defender os conhecimentos tradicionais da biopirataria e da exploração por terceiros, através da articulação dos povos indígenas brasileiros para a discussão da temática da propriedade intelectual.

 

Instituto Uk'a - Casa dos Saberes Ancestrais
http://www.institutouka.blogspot.com

OSCIP de caráter educativo-cultural concebida por um grupo de profissionais indígenas e não-indígenas com o objetivo de proporcionar maior conhecimento da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade da temática indígena no currículo escolar brasileiro.

Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües – OGPTB
http://www.ogptb.org.br

Associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1986 e que congrega mais de 400 professores indígenas atuantes em escolas situadas em seis municípios do alto rio Solimões: Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tocantins. Tem como objetivos principais desenvolver programas educacionais que priorizem a defesa da terra, do meio ambiente e da saúde, o estudo da língua materna, da arte e da cultura; propiciar nas escolas indígenas o compromisso com as necessidades, problemas e planos de futuro das comunidades; considerar, no desenvolvimento de projetos e programas, a função da escola como agência de defesa dos direitos assegurados aos povos indígenas.


Portal Kaingang
http://www.portalkaingang.org

Espaço criado em 2005 pelos pesquisadores e indigenistas Juracilda Veiga (antropóloga) e Wilmar da Rocha D'Angelis (lingüista) para divulgação de informações sobre o povo Kaingang, com terras em São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde 2007 o Portal conta com o apoio da ONG Kamuri - Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental.

 

Povo Indígena Suruí
http://www.surui.org

Espaço de divulgação das ações desenvolvidas pela Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, fundada em 1989 para atuar na defesa e preservação do patrimônio cultural e territorial desse povo indígena, através da garantia da biodiversidade e formação de lideranças para o fortalecimento da sua autonomia.

 

Rede Grumin de Mulheres Indígenas
http://www.grumin.org.br

Formalizada juridicamente em 1987, a organização é formada por mulheres indígenas de todo o Brasil. Dentre seus principais objetivos constam incentivar, mobilizar e organizar essas mulheres na defesa de sua integridade física, psicológica, ética e moral, assim como do seu meio ambiente, através de sua capacitação e empoderamento em diversas áreas; criar e fortalecer políticas públicas para a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, escolas e universidades.

Servicios en Comunicación Intercultural – Servindi
http://www.servindi.org

Agência de notícias sediada no Peru que tem como objetivo promover o dialogo intercultural sobre temas de interesse indígena e ecológico, em âmbitos nacional e internacional.

Tapeba - Centro de Produção Cultural
http://www.tapeba.com.br

Desenvolvido em 2001 pela Associação das Comunidades dos Índios Tapeba em parceria com as organizações não-governamentais ADELCO (Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido) e FAP (Fondation Abbé Pierre por le Logement des Défavorisés), da França, tem como objetivo preservar e divulgar as manifestações artístico-culturais dos Tapeba, povo indígena cearense.


TV Intertribal
http://www.tvintertribal.com.br

Canal de webtv criado em 2008 pelo cineasta Ronaldo Duque dedicado exclusivamente a veicular e divulgar a arte e cultura dos povos indígenas.

 

Web Rádio Brasil Indígena
http://webradiobrasilindigena.wordpress.com

Web rádio para divulgação de informações sobre os povos indígenas do Brasil e da America Latina.

 

BLOGS

Apiwtxa - Associação Ashaninka do Rio Amônia
http://apiwtxa.blogspot.com

Blog da Associação Ashaninka do Rio Amônia.

 

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib
http://blogapib.blogspot.com

Blog de divulgação de notícias, fotos e vídeos sobre as lutas dos povos indígenas no Brasil.

 

Blog de Juvenal Payayá
http://juvenal.teodoro.blog.uol.com.br/arch2009-02-01_2009-02-07.html

Blog desenvolvido por Juvenal Payayá.

 

Comissão Nacional de Terra Guarani Yvy Rupa Brasil http://terraguarani.wordpress.com

Blog de divulgação das ações desenvolvidas pela Comissão Nacional de Terra Guarani e temas afins.


Comunidades Tremembé de Acaraú - Ceará
http://tremembedeacarau.blogspot.com

Blog de divulgação do trabalho de assistência técnica e assessoria às aldeias indígenas Tremembé de Queimadas e Telhas, município de Acaraú, Ceará.

Daniel Munduruku
http://www.danielmunduruku.com.br

Blog desenvolvido pelo escritor indígena Daniel Munduruku.

Guajajara Online
https://guajajaraonline.wordpress.com

Blog desenvolvido pela aldeia Zutiua, do povo Guajajara, Maranhão.

Paiter Suruí – O Site do Povo Indígena Suruí
http://www.paiter.org

Blog desenvolvido pela Associação Metareilá do povo indígena Suruí, Rondônia.

Quilombo Brejo dos Crioulos
http://quilombobrejodoscrioulos.blogspot.com

Blog para divulgação das ações desenvolvidas pela comunidade Brejo dos Crioulos, Minas Gerais.

Retomada Tupinambá
http://retomadatupinamba.blogspot.com

Blog de divulgação da luta indígena pela regularização do território tupinambá, sul da Bahia.

Santuário dos Pajés
http://santuariodospajes.blogspot.com

Blog para divulgação de informações sobre a Terra Indígena Santuário dos Pajés, Brasília-DF.

Xukuru do Ororubá
http://www.agrar.de/xukuru


Espaço virtual para a divulgação de informações sobre o povo indígena Xukuru do Ororubá, Pernambuco.

 
 
Downloads
 
 

- Copyright 2010 - Anaí - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71 4062.9029 -

A Anaí estimula a reprodução de textos e informações, desde que citada a fonte.