1. Indigenismo e Quilombos:
organizações não-governamentais

Associação Brasileira de Antropologia – ABA
http://www.abant.org.br

Associação civil de âmbito nacional criada em 1955 que tem como objetivo congregar especialistas atuantes em ensino e pesquisa, bem como outros profissionais que contribuem para o desenvolvimento da Antropologia, intercâmbio de idéias e a defesa de interesses coletivos.

 

Associação Saúde Sem Limites – SSL
http://www.saudesemlimites.org.br

Associação civil sem fins lucrativos criada em 1994 para atuar junto às comunidades socialmente excluídas, de modo que possam participar na construção de sistemas oficiais de saúde eficientes, democráticos e culturalmente capazes de atender suas demandas.

 

Biblioteca Digital Curt Nimuendaju – livros e artigos sobre línguas sul-americanas
http://biblio.etnolinguistica.org

Iniciativa para a criação de uma coletânea digital de artigos e livros raros sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas.

 

Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – Cepedes
http://www.cepedes.org.br

Entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, criada em 1991 por professores, sindicalistas, estudantes, artistas e profissionais autônomos do extremo sul da Bahia em prol da preservação da Mata Atlântica, da formulação e acompanhamento de políticas públicas no campo socioambiental, e da defesa de um modelo de desenvolvimento regional sustentável.

 

Centro de Cultura Luiz Freire – CCLF
http://www.cclf.org.br

Organização não-governamental, criada em 1972, que tem como objetivo influir nas políticas públicas em defesa e promoção dos direitos humanos, como foco na universalização da educacão pública de qualidade e na democratização dos meios de comunicação. Atuação de âmbito estadual (PE) no que diz respeito às intervenções diretas em territórios indígenas e quilombolas; regional (PB e CE); e nacional, mediante ações em rede, movimentos, campanhas e articulações.

 

Centro de Cultura Negra - Maranhão – CCN-MA
http://www.ccnma.org.br

Fundado em 1979, o CCN desenvolver ações de formação que possibilitem aos afro-descendentes do estado combaterem as diversas formas de racismo. Para tal, funciona como veículo de denúncia, além de desenvolver estudos e pesquisas sobre a histórica sociopolítica e cultural do negro no Brasil.

 

Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES
http://www.cedefes.org.br

Organização não-governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter científico, cultural e comunitário, cujo objetivo é promover a informação, formação cultural e pedagógica, documentação, arquivamento, pesquisa e publicação de temas do interesse dos povos e movimentos sociais. Atuação de âmbito estadual (MG).

 

Centro de Trabalho Indigenista – CTI
http://www.trabalhoindigenista.org.br

Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas que já atuavam junto a alguns grupos indígenas no Brasil. Tem como objetivo contribuir, mediante informações sobre o papel do Estado na proteção e garantia dos direitos constitucionais desses povos, para o seu controle efetivo sobre toda e qualquer intervenção em seus territórios.

 

Comissão Pró-Índio de São Paulo – CPI-SP
http://www.cpisp.org.br

Organização não-governamental fundada em 1978 por um grupo de antropólogos, advogados, médicos, jornalistas e estudantes para defender os direitos dos povos indígenas frente às crescentes ameaças do regime ditatorial à época. A CPI – SP tem atuado junto a índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos, procurando contribuir com o fortalecimento da democracia e o reconhecimento dos direitos das minorias étnicas.

 

Comissão Pró-Yanomami – CCPY
http://www.proyanomami.org.br

Criada em 1979, a CCPY é uma organização não-governamental dedicada à defesa dos direitos civis e territoriais dos índios Yanomami. Atuou em prol da demarcação da Terra Índigena Yanomami, efetivada em 1991, e em outros projetos relacionados à saúde, educação e proteção ambiental.

 

Conselho de Missão entre Índios – Comin
http://www.comin.org.br

Órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) fundado em 1982 com o objetivo de assessorar e coordenar os trabalhos da IECLB com os povos indígenas no Brasil. Sua atuação é feita através de um grupo de profissionais nas áreas de pedagogia, teologia, pastoral, direito, enfermagem, medicina, assistência social, agronomia e outras.

 

Conselho Indigenista Missionário – CIMI
http://www.cimi.org.br

Organismo criado em 1972, vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de apoio às comunidades, povos e organizações indígenas. Suas ações, em prol da autonomia dos povos indígenas, incidem sobre questões relacionadas à terra (recuperação, demarcação e integralidade dos territórios); ao movimento indígena (informação e assessoria); alianças (com organizações da sociedade civil, grupos e entidade de solidariedade e cooperação internacional); educação, saúde e auto-sustentação; diálogo intercultural e inter-religioso; índios na cidade (garantia de direitos e articulação política).

 

Etnolinguística – Línguas Indígenas da América do Sul
http://www.etnolinguistica.org

Site que disponibiliza informações sobre línguas indígenas sul-americanas, com teses, dissertações, artigos de acesso aberto, matérias jornalísticas, cadastro de pesquisadores e outros recursos pertinentes.

 

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase
http://www.fase.org.br/_fase

Associação de direito privado, de fins não econômicos, de caráter beneficente, educativo e de assistência social, criada em 1961, que tem como objetivos promover, junto às populações com as quais trabalha, comportamentos de participação, organização e solidariedade, bem como promover a defesa do meio-ambiente e a educação ambiental. Nesse sentido, fornece assistência técnica para a elaboração de planos e projetos e cria, aperfeiçoa e transmite metodologias para a instrumentalização desses objetivos e divulgação dos resultados de pesquisas, estudos e avaliações.


Grupo de Trabalho Missionário Evangélico – GTME
http://www.gtme.org.br

Organização não-governamental fundada em 1979, de caráter indigenista e ecumênico. Atua, junto aos povos indígenas no Brasil, na articulação, qualificação e fortalecimento das ações evangélico-protestantes.

 

GT Combate ao Racismo Ambiental
http://racismoambiental.net.br

Criado em 2005 no âmbito da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, tem como objetivo reunir denúncias, promover articulações, definir estratégias, campanhas e outras ações na luta contra as injustiças ambientais que recaem predominantemente sobre grupos étnicos vulneráveis. Funciona, também, como um fórum de divulgação de informações sobre situações de conflitos e processos políticos de resistência.

 

Instituto Búzios
http://www.institutobuzios.org.br

Organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP que desenvolve ações para subsidiar e estimular o fortalecimento das organizações e movimentos sociais autônomos, comprometidos com a conquista de direitos e a afirmação da cidadania. Através do desenvolvimento comunitário participativo, busca dar respostas aos problemas de desemprego, pobreza e infra-estrutura econômica, social e urbana que atingem, principalmente, a população negra.

 

Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc
http://www.inesc.org.br

Organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária e com finalidade pública. Criado em 1979, tem por missão "contribuir para o aprimoramento da democracia representativa e participativa visando à garantia dos direitos humanos, mediante a articulação e o fortalecimento da sociedade civil para influenciar os espaços de governança nacional e internacional". O Inesc atua, em todos os seus projetos, com duas principais linhas de ação: o fortalecimento da sociedade civil e a ampliação da participação social em espaços de deliberação de políticas públicas.

 

Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – Iepé
http://www.institutoiepe.org.br

Fundado em setembro de 2002, o IEPÉ resultou da formalização de relações de cooperação já existentes entre os seus sócios fundadores para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e de assessoria direta às comunidades indígenas do Amapá e norte do Pará. Assim, integrou a equipe que idealizou e conduziu, dentro do CTI, as atividades do Programa Wajãpi, com ambientalistas que vinham atuando na região em foco e com antropólogos ligados ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo, da Universidade de São Paulo, e ao Museu Paraense Emilio Goeldi.

 

Instituto Socioambiental – ISA
http://www.socioambiental.org

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1994, formada a partir do Programa Povos Indígenas no Brasil, do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (PIB/CEDI), e do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) de Brasília, atuantes por 15 anos. Tem como objetivo defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural e aos direitos humanos, valorizando a diversidade socioambiental.

 

International Work Group for Indigenous Affairs – IWGIA
http://www.iwgia.org

Organização internacional independente composta por especialistas e consultores nas questões pertinentes aos povos indígenas. Fundada em 1968, tem como objetivo dar apoio à luta indígena por direitos humanos, auto-determinação, direito à terra e controle de seus recursos, integridade cultural e desenvolvimento sustentável.

 

Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental
http://www.kaninde.org.br

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 1992 por um grupo de ativistas atuante entre os Uru-eu-wau-wau, em Rondônia. Dentre suas principais atividades constam ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos, assessoria a organizações indígenas, laudos de impacto ambiental, educação ambiental, elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

 

Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço
http://www.koinonia.org.br 

Associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994 que presta serviços, como entidade ecumênica, ao movimento social. Em sua atuação, desenvolve programas de produção do conhecimento, informação e educação que atuam por meio de redes. Especificamente presta serviços e estabelece alianças com a população negra organizada em comunidades urbanas e rurais, trabalhadores rurais, agentes de solidariedade com portadores de HIV/AIDS, e lideranças intermediárias das igrejas.

 

Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental< –Kamuri
http://www.kamuri.org.br

Organização não-governamental cujo objetivo é agregar pessoas e iniciativas para o apoio e desenvolvimento de ações destinadas ao fortalecimento de sociedades indígenas, comunidades tradicionais e grupos populares na busca por alternativas para um desenvolvimento sustentável.

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas – Neppi
http://www.neppi.org

Órgão de natureza executiva que tem por finalidade coordenar os programas de pesquisa e extensão voltados para os povos indígenas do estado do Mato Grosso do Sul bem como participar dos debates e encaminhamentos relacionados à população indígena no estado.

 

Operação Amazônia Nativa – Opan
http://www.amazonianativa.org.br

A Operação Amazônia Nativa (OPAN) é uma organização da sociedade civil do direito privado, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil. Fundada em 1969, desenvolve desde então Projetos de Trabalho junto aos povos indígenas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

 

Povos Indígenas no Brasil-ISA
http://pib.socioambiental.org/pt

Parte integrante do site do Instituto Socioambiental que há pouco mais de uma década reúne verbetes com análises e informações sobre os povos indígenas no Brasil. Para tal, conta com a colaboração de diversos pesquisadores e ativistas de todo o Brasil.

 

Quilombos do Ribeira
http://www.quilombosdoribeira.org.br

Site criado pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira com apoio e assessoria do Instituto Socioambiental (ISA). Financiado pelo Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Igreja da Noruega/Campanha dos Estudantes (AIN/OD) através, respectivamente, dos projetos "Fortalecimento das Associações Quilombolas do Vale do Ribeira para a Gestão de Projetos e Empreendimentos Comunitários" e “Superação da Pobreza e Valorização Cultural: novas perspectivas para os jovens quilombolas no Brasil”.


Rede de Cooperação Alternativa – Educação Indígena
http://rcabrasil.blogspot.com

Rede de cooperação alternativa integrada pelas organizações indígenas e indigenistas Apina, Atix, CPI/AC, Foirn, Hutukara, Iepé, ISA, Opiac e Wyty-Catë.


Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami – Secoya
http://www.secoya.org.br

Associação não-governamental, sem fins lucrativos, que trabalha junto ao Povo Yanomami do Médio Rio Negro - AM, através de ações nas áreas de Educação, Educação em Saúde, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Indígenas.Fundada em 1997.

 

Survival International - The Movement for Tribal Peoples
http://www.survival-international.org

Organização internacional fundada em 1969 numa campanha em favor dos direitos dos povos indígenas na Amazônia. Suas ações se expandiram por todo o mundo em defesa da proteção dos povos tribais, seus territórios e garantia de acesso aos direitos humanos.


Vídeo nas Aldeias – VNA
http://www.videonasaldeias.org.br/2009/

Projeto realizado em áreas indígenas desde 1987 cujo objetivo é apoiar as lutas dos povos indígenas para o fortalecimento de suas identidades e patrimônios territoriais e culturais através de recursos audiovisuais e produção compartilhada. Surgido no contexto das atividades realizadas pelo Centro de Trabalho Indigenista, o VNA se tornou uma ONG independente em 2000.

 

BLOGS

A Retomada Indígena (JC Online)
http://www2.uol.com.br/JC/sites/indios/index.html

Blog produzido pela equipe do Jornal do Comércio Online com apoio da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Disponibiliza informações sobre identidade, história, terra, trabalho, educação, saúde e inclusão digital entre os povos indígenas no Brasil, com vasto material multimídia.

 

Índios na Cidade
http://projetoindiosnacidade.blogspot.com

Projeto desenvolvido pela ONG Opção Brasil que atua em prol das demandas de homens e mulheres indígenas que vivem nas cidades, em aldeias e fora delas.

 

Índios no Nordeste
http://indiosne.blogspot.com

Blog alimentado pelo antropólogo Estevão Palitot, professor da UFPB, com informações sobre os povos indígenas do Nordeste do Brasil.

 

Missão do Sahy - Vestígio de Nós
http://missaodosahy.blogspot.com

Blog que divulga pesquisas que abordam, sob diversos pontos de vista, o Distrito de Missão do Sahy, antigo aldeamento franciscano fundado em 1697 na região de Senhor do Bonfim, Bahia.

 

Museu Virtual do Índio Cearense – MUVIC
http://muvic.wordpress.com

Blog alimentado por alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), vinculado ao projeto de pesquisa “Comunicação, Educação e Diversidade: ferramentas conceituais para o estudo e o trabalho com a Cultura”, do Laboratório de Educação, Comunicação e Sociabilidades (LABECOS).

 

Quilombos
http://quilombos.wordpress.com

Blog que divulga informações sobre quilombos e legislação pertinente.

 

Tema Indígena
http://temaindigena.blogspot.com

Blog destinado à divulgação de informações em diversas áreas sobre os povos indígenas no Brasil.

 

Terra Tomada
http://terratomada.noblogs.org

Blog desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Direito Indigenista.


Tupiniquim - Blog sobre Povos Indígenas

http://indios.blogspot.com

Blog de divulgação de questões pertinentes aos povos indígenas no mundo.

 

 
 
Downloads
 
 

- Copyright 2010 - Anaí - Todos os direitos reservados - webmaster@anai.org.br -
Rua das Laranjeiras, n° 26, 1° andar, Pelourinho- CEP: 40026-700
Salvador - Bahia - Brasil
Tel. Fax: 0**71 3321.0259 - Email: anai@anai.org.br
- VONO: 71 4062.9029 -

A Anaí estimula a reprodução de textos e informações, desde que citada a fonte.